sábado, 10 de dezembro de 2016

Tesouro Selic - O que você precisa saber

Caros leitores,

Em diversos posts venho comentando sobre Tesouro Selic como um ótimo e diversificado investimento (Reserva de emergência) e (Como começar a investir com pouco dinheiro), mas neste post vou aprofundar um pouco neste tipo de investimento, quais as vantagens? Quais as desvantagens? Esses são alguns pontos a ser abordados no post, minha intenção é abrir a mente daqueles conservadores que ainda acreditam que o melhor e mais seguro investimento é poupança e para aposentadoria é a previdência privada.

Tesouro Selic

Para começar, vamos entender o que é o Tesouro Selic, infelizmente muitas pessoas desconhecem o Tesouro Direto ou acham que é um golpe do governo para arrecadar mais dinheiro da população, mas a verdade não é bem essa, na verdade o Tesouro Direto é tão seguro ou até mais seguro do que a poupança dos bancos que estamos acostumados, eu digo que podem ser mais seguros do que poupança por serem garantidos pelo Governo Federal, tornando-se um dos investimentos mais conservadores que existe.

O Tesouro Selic é um título público pós fixado, ou seja, você sabe exatamente qual a taxa que incidirá sobre o valor investido, porém esta taxa pode variar de acordo com o tempo, afinal, este título é regido pela Taxa Selic e, o Banco Central intervém através de reuniões (são oito reuniões por ano) e decide se mantém, aumenta ou diminui esta taxa, para entender melhor sobre estas reuniões do comitê (COPOM), basta acessar este Link.

Agora que entendemos como funciona a taxa que incide no investimento, podemos fazer algumas contas para comparar com a Poupança, vou inserir algumas tabelas abaixo e comentar, assim ficará mais fácil entender os cálculos:

Simulação para 30 dias (1 mês)
Simulação para 365 dias (1 ano)

O período utilizado foi de 01/11/2016 até 01/12/2016 (30 dias) e 01/12/2015 até 01/12/2016 (365 dias) e, como pode ser verificado, o rendimento do Tesouro Selic tem rendimento de 0,16% a mais que a Poupança para um prazo de 30 dias e de 3,3% para um prazo de 365 dias, não fiz a simulação para menos de 30 dias porque a Poupança não tem rendimento diário, então menos de 30 dias não rende nada, simulando 10 dias, o rendimento do Tesouro Selic seria de 0,36% porque também tem a incidência de IOF, o que pode se confirmar nestas simulações é que para qualquer tempo de investimento, o Título Público supera a Poupança e, quanto mais tempo ficar investido, melhor, pois cai em uma cota menor de IR e após 30 dias não há incidência de IOF.

Seguem alguns links que auxiliaram nestes cálculos:
 - Histórico Taxa Selic;
 - Calculadora do cidadão.

Funcionamento do Tesouro Direto

Este funcionamento vale para todas as modalidades do Tesouro Direto, pois além do Tesouro Selic, ainda temos outras modalidades disponíveis (irei abordar cada uma futuramente), no caso, quando você compra algum título público, você está emprestando dinheiro para o governo e em troca, o governo te dá um título público vinculado ao seu CPF, após o vencimento deste título, o governo recompra pelo valor investido mais as taxas combinadas no início, menos os impostos incidentes.

Comentários

O Tesouro Direto é um excelente investimento, seja para quem está na fase de acumulação quanto para um investidor que já tenha mais capital, vejo muitas pessoas investindo em previdência privada de grandes bancos, sendo que o banco simplesmente pega o dinheiro do cidadão e investe no Tesouro Direto, ou seja, ele paga para o banco fazer algo que ele mesmo poderia fazer, investir nesses títulos é muito simples.

É importante verificar se a corretora que você pretende utilizar para investir é habilitada, para isso, basta uma simples consulta neste Link, não vai levar nem 1 minuto para checar e assim ficar mais tranquilo, insisto que esse investimento é conservador e tem uma boa rentabilidade, se precisarem de mais informações ou tenha ficado alguma dúvida, podem me procurar.

Bons investimentos

2 comentários:

  1. Olá Investidor Educador. Achei interessante o seu post sobre Tesouro Direto indexado via Selic. Mas com a perspectiva de queda para o ano que vem, vc acredita que ainda seja um bom negócio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      Muito interessante o seu comentário e com certeza é uma dúvida que muitas pessoas tem, desde já peço desculpas pela resposta longa... É importante parar e analisar essa questão como um todo e não apenas como um fato isolado. Sim, você está correta ao afirmar esta queda, na verdade ela já ocorreu este ano e a tendência é diminuir ainda mais para o ano que vem, mesmo assim afirmo categoricamente que é um investimento muito bom, principalmente para o pequeno investidor, você deve atentar ao fato de que com a diminuição da taxa Selic, haverá (e isso está previsto para o ano que vem) uma diminuição na inflação, logo, seu rendimento líquido (que é o que realmente importa) manterá basicamente o mesmo.

      Em resumo, o lucro irá diminuir, porém levando em conta a inflação, seu poder de compra irá continuar crescendo da mesma forma, afinal, não adianta nada seu patrimônio crescer 20% e a inflação ser de 50%, embora a inflação impacte de formas diferentes para cada cidadão, esse é um índice geral.

      Espero ter respondido a sua dúvida.

      Abraços.

      Excluir