quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Como começar a investir com pouco dinheiro

Caros leitores,

Hoje, como de costume, visitei diversos blogs para minhas leituras diárias, acabei me deparando com uma situação que acredito ser corriqueira para quem está começando a investir. no caso, este foi o post que me chamou a atenção (Link), não sei da história do dono do blog, muito menos seus objetivos, então minha intenção não é dizer que um esteja certo ou errado, apenas quero ilustrar e analisar o que meus estudos apontam.
Obs.: Caso o dono do blog sinta-se incomodado, eu apagarei o post.

Então para iniciar, é uma pergunta muito frequente que leio na internet e escuto no meu trabalho, "Como começar a investir com pouco dinheiro", como é sabido, 1% da população global detêm metade de toda a riqueza mundial (Link), então tenho quase certeza que pouquíssimos que estão lendo aqui pertencem a este grupo, visto que para entrar neste 1% precisa ter cerca de R$3 milhões, mas dentre estes outros 99% restantes, também temos pessoas ricas, além é claro de pessoas muito abaixo da linha da pobreza, posso dizer que investir não é uma palavra/ação muito conhecida neste meio, ter pouco dinheiro sim, isso é algo comum, então se não sei investir e tenho pouco dinheiro sobrando, como vou fazer para prosperar?

Dívidas

Não há como negar, o brasileiro está enfrentando uma crise muito maior do que a mídia e os governantes tentaram nos passar, a taxa de desemprego não cai, está estagnada em 11,8% (Link - 2º semestreLink - 3º trimestre), a inflação, embora esteja melhor do que em 2015, ainda é alta, 5,78% (considerando Jan-Out) contra 10,67% de 2015 (Link - 2015 / Link - 2016), então somando estes dois fatores, menor renda e maior custo de vida, fatalmente a conta não irá fechar, a situação começará a complicar e aí entra o terror da vida de qualquer cidadão, o endividamento, seja devendo ao banco. a algum parente ou a um agiota, não existe uma situação boa para dívidas.

Antes de começar a pensar em investimentos, deve-se primeiro analisar sua saúde financeira, se não têm dívida nenhuma, perfeito, já está melhor do que 36,4% dos brasileiros segundo pesquisa do SPC Brasil (Link), porém vou começar pelo pior caso, o dos endividados, eu sempre defenderei que todos devem reservar no mínimo 10% da sua renda para investir, mesmo que seja na tão contraditória poupança do banco, isso serve para você criar um hábito de poupar e também para ver um crescimento patrimonial, isso estimula a continuar na batalha e, quanto a dívida, você pode pensar em algumas alternativas para amortizá-la sem comprometer demais sua renda mensal:
 - Renegociar a dívida;
 - Negociar parcelamento (ou aumento de parcelas);
 - Conseguir um empréstimo para quitar a dívida já existente, desde que com melhores condições (juros e prazos).
Mas o mais importante para se livrar das dívidas é realmente elaborar um plano com metas para te direcionar e te fazer manter o foco até a quitação, embora eu saiba que nem sempre é fácil e as vezes as cifras são altíssimas.

Investimento

Com sua vida financeira estabilizada, ou seja, sem dívidas, fica outra pergunta, "eu já tenho minha reserva de emergência?" (esse assunto eu tratei neste link, leia-o pois se você está nessa fase, é muito importante), no caso deste post (Como começar a investir com pouco dinheiro), irei tratar até este ponto, vamos lá para as opções que temos no mercado?

 - Tesouro Selic (LFT)
Embora a taxa Selic tenha sido reduzida (Link - Copom), ainda continua sendo meu local favorito para a fase de acumulação em função da sua liquidez, da sua segurança e da sua rentabilidade, o ideal é que fique no mínimo 30 dias para que não seja cobrado IOF, porém mesmo que haja a cobrança, ainda terá rendimento superior à poupança de banco.
Pode-se comprar 0,01 (ou 1%) da cota, no caso do valor de hoje (07/12/2016), seria de R$83,60, uma das vantagens é que o rendimento é diário.

 - Poupança
Em função de comodidade (há controvérsias) e da falta de educação financeira, muitos brasileiros ainda recorrem a famosa poupança, com sua rentabilidade em torno de 0,6% a.m., o que gera 7,44% a.a., ou seja, bem abaixo da inflação de 2015 (10,67%) e um pouco acima da de 2016 (5,78% contabilizados entre Jan e Out), em resumo, a poupança tem muita comodidade, porém seu dinheiro perde poder de compra ao longo do tempo e o que nós queremos é o contrário, que o dinheiro trabalhe por nós.
Pode-se depositar qualquer valor, o problema é que o rendimento é mensal, então só vai render no "aniversário" do depósito.
Comentários

Eu citei apenas os 2 investimentos iniciais, são os mais indicados para quem não tem muito dinheiro para investir, minha preferência claramente é do Tesouro Selic, inclusive minha reserva de emergência fica toda lá e dá um rendimento bom, muita gente "criticou" em função da queda da taxa, porém o efeito ainda não é o suficiente para me fazer mudar de ideia. Creio que para qualquer um que vá começar, o caminho mais simples são estes dois investimentos pela praticidade e porque não é necessário muito estudo para entender, não achei interessante investir em FII's de início porque o rendimento é inferior a taxa de custódia (esse é o tema de um futuro post), o mínimo que consegui hoje foi R$10,00 mensais, então no meu caso, só iria investir quando tivesse em torno de R$3.000,00 (que renderia pelo menos R$21,00 mensais pelos meus critérios de compra).

Novamente e. como sempre, vou dizer, não existe uma fórmula definitiva para ninguém, cada qual tem seu perfil investidor e deve respeitar, então se você tem pouco dinheiro para investir, este post pode servir como uma norte, mas não como o caminho a ser percorrido, estudos sempre será necessário e conhecimento nunca é demais.

Bons investimento!

6 comentários:

  1. Eu quero é aprender mais sobre FIIs !!! rsrsrs explica aqui no seu blog para nóis !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Stifler Pobre,

      Meu foco atual é FII's, tentarei montar alguns posts mais específicos com alguma análise não tão superficial. Agradeço pelo feedback, como comecei agora, é importante saber sobre o que querem ler também.

      Abraços.

      Excluir
  2. No ponto das dividas acredito que as vezes é melhor chutar o balde, não pagar mais nada e por as regras do homem mais rico da babilônia para funcionar ,pare de pagar todas dividas ,menos moradia luz água essas coisas, ate o carro da para parar de pagar ,pegue todo dinheiro e aplique e separe numa poupança 10% da renda por mês aos credores .
    No livro fala pra aplicar 10% mais acho melhor ter esse numero como o minimo, ai você monta sua carteira de investimentos enquanto junta para as contas.
    Vão ligar incomodar mais cedo ou tarde mandam um acordo bom , se na poupança dos credores já tiver dinheiro para isso pague senão mande contraproposta ate eliminar todas as dividas e nunca mais se endivide.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde SM,

      É uma das alternativas mesmo, diversas dívidas que adquirimos são até tranquilas de deixar para pagar em um futuro mais próspero, essa lição do "homem mais rico da babilônia" seria o plano com metas (economizar 10% na poupança para os credores e aguardar uma proposta de negociação) que citei, mas foi uma falha minha, eu deveria ter colocado essa sugestão bem clara (por sinal, um excelente livro), obrigado pelo comentário, irei melhorar nos próximos.

      Abraços.

      Excluir
  3. gostei do foco do seu blog,instrutivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Nielse,

      A minha intenção é justamente essa, instruir os leitores nas questões financeiras, além é claro de trocar conhecimento com os leitores, continue visitando que sempre teremos novidades interessantes por aqui.

      Abraços.

      Excluir