terça-feira, 29 de novembro de 2016

Reserva de emergência

Caros leitores,

Este post é para aqueles que ainda não possuem um valor considerável para investir, no caso, para determinar se há valor para investimento ou não, deve-se fazer uma análise primeiro e descobrir se já tem o suficiente para começar e aumentar o patrimônio de forma mais rápida.

Para determinar o valor que deve-se possuir para esta finalidade, primeiramente calcula-se qual o seu custo de vida mensal, abaixo montei um pequeno quadro para ilustrar, é apenas um exemplo, não tem muita dificuldade em montar, no caso, é importante imaginar que seria seu custo no caso de não haver nenhum rendimento.


O próximo passo, é considerar sua forma de rendimento, se receber um salário fixo, o valor é 6, se for salário variável (empresário por exemplo), o valor é 12.


Esse valor é importante para se manter investido em algo com média/alta liquidez (ou seja, em pouco tempo o dinheiro investido estará disponível no seu bolso), pois ele seria utilizado em um momento de crise, portanto não adianta nada estar em uma LCI (Letras de Crédito Imobiliário) de 1 ano por exemplo, o normal hoje é a “boa e velha” poupança (disponível em qualquer banco) e o Tesouro Selic (essa é uma das modalidades de empréstimo ao governo). A literatura recomenda este tipo de atitude, mas cada caso é um caso, então você pode modificar um pouco estes cálculos para se adequar a sua realidade. Somente após ter acumulado o valor encontrado que deverá injetar dinheiro em outros investimentos de acordo com seu perfil de investidor.

Agora fica a questão, onde é melhor investir para a criação desta reserva de emergência? Já citei os 2 mais comuns atualmente, mas tem outros como fundo DI, CDB com liquidez diária (certificado de depósito bancário) e LCI e LCA com liquidez diária (Letras de Crédito do Agronegócio), deve-se adequar a sua realidade ao que é necessário, no Tesouro Selic por exemplo, o resgate é apenas em dias úteis e leva-se 2 dias para o dinheiro ficar disponível, a poupança é possível resgatar a qualquer momento, porém o rendimento é inferior, então não tem melhor investimento, existe o que mais se adequa a sua necessidade.

Quero trocar de carro, posso usar a reserva de emergência?

Óbvio que não, são duas situações completamente diferentes, para a troca do carro, tem que criar uma outra estratégia, a reserva de emergência, como o próprio nome já diz, é para emergências, que no atual cenário nacional, pode acontecer a qualquer momento, então não vamos misturar as coisas, reserva de emergência é para ficar guardado, o que exceder ao “necessário”, aí sim poderá ser usado para outras coisas.

Bons investimento!

2 comentários:

  1. Gostei, era o que faltava no meu plano de investimento.
    A gente sempre esquece de considerar o pior cenário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Brasuca, a reserva de contingência é tão importante quanto poupar, imprevistos acontecem e eles podem atrapalhar consideravelmente seus planos, falo isso por experiência própria, minha reserva não foi suficiente, mas se eu não tivesse ela, estaria perdido.

      Abraços.

      Excluir