terça-feira, 20 de dezembro de 2016

FII's - Tudo que você precisa saber sobre os tipos de contrato

Caros leitores,

atendendo a um pedido do leitor Francke Peixoto, segue um post sobre os tipos de contrato realizados em FII's de tijolo.

Para começo de conversa, existem 2 tipos de contratos neste caso, são os chamados contrato típicos e os contratos atípicos. Esse termo não se limita apenas a este segmento.

E aí? Qual o melhor? Compro só contratos típicos ou só atípicos? 😎

É engraçado como sempre surge esta pergunta, né? Sobre qual é o melhor, sobr e o que fazer, etc... Mas como sempre, não existe uma regra definitiva quanto a isso e creio que nunca existirá, cada tipo de contrato tem suas características que dão vantagens ou desvantagens em relação ao outro, outra questão é a diversificação, talvez seja interessante misturar um pouco de contratos na sua carteira, mas enfim, quem irá definir isso? Exatamente... VOCÊ! E para você decidir, vamos entender um pouco de cada um.

Contratos típicos

Os contratos típicos são os mais comuns em imóveis com vários inquilinos, normalmente são firmados com prazo de 1 a 3 anos e com correção anual pelo IGP-M ou IPCA, neste caso, não há nenhuma multa caso o inquilino não deseje a renovação, porém por serem em geral de vários inquilinos, no caso da saída de um, os demais ainda manterão certa rentabilidade até novos interessados fecharem contrato, mas há também o risco de vários contratos terminarem muito próximos, com isso a rentabilidade poderá despencar caso não consigam novos inquilinos rapidamente.

Embora não tenha muito o que comentar sobre os tipos de contrato, gosto de frisar a importância de analisar os contratos do fundo que você deseja comprar, nos típicos você pode montar um histórico com data de início do contrato, data de término, quantidade de renovações e correções ocorridas no aluguel, com esse histórico você terá base para analisar se o fundo está sendo bem gerido nessa parte ou não, muitos términos na mesma data é um mal sinal, muitas renovações ocorridas é um bom sinal e por aí vai, analise de acordo com seu perfil.

Contratos atípicos

Os contratos atípicos são normalmente encontrados em imóveis monoinquilinos, tem duração maior, alguns chegam a 20 anos de duração, também sofrem reajuste anual pelo IGP-M ou IPCA e, caso o inquilino queira desistir do contrato antes do término, deverá pagar integralmente todo o valor restante, por exemplo, se o contrato é de 20 anos e ele quer cancelar o contrato quando estiver com 15, deverá pagar 5 anos de aluguel integral na fechamento deste contrato, isso praticamente inviabiliza qualquer antecipação de rescisão, o que dá certa segurança, porém ao fim do contrato, por serem imóveis monoinquilinos em geral, há o risco de não haver renovação e o fundo ter uma grande baixa na rentabilidade.

A solidez transmitida pelos atípicos deve ser estudada com carinho, embora haja a situação de rescisão antecipada vir com uma multa bem gorda, não necessariamente isso ocorrerá rápido, no Brasil você sabe como é né? Então é bom entender quem é o inquilino, se é um Banco do Brasil (BBPO) ou se é um Zé das Couve (----) poderá diminuir e muito sua dor de cabeça.

Comentários

Nessa questão, como pôde ser visto, cada tipo de contrato tem seus detalhes para serem estudados, é uma questão pessoal de acordo com seu perfil de investidor, buscar maior rentabilidade, buscar mais segurança, buscar menor preço, etc, a variada gama de opções dos FII's possibilita isso, eu por exemplo gosto de contratos atípicos, me transmitem mais conforto ao comprar, mas isso não é uma regra e cada um deve procurar aquilo que mais lhe satisfaz, conheço pessoas que gostam de arriscar e muito, então elas não iriam seguir minha linha de compras com toda certeza.

Bons investimentos!

9 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, vou te adicionar na minha lista de blogs.

    ResponderExcluir
  2. Boa IE,

    Ficou bacana seu post.

    Os FIIs que são Built to suit, são básicamente criados em contratos
    Atípicos ou inominados.


    Galpões,Hospitais e etc, são exemplos de BTS (Built to suit).

    No inicio desse tipo de contrato, houve um certo medo da parte dos empresários, na época, contratos com mais de 5anos, soava como uma pitada de medo, mas com o tempo, foi sendo abraçado para alguns segmentos.

    Se não me engano, eles foram 'inserido' no mercado no inicio de
    2003.

    Parabéns pelo post+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Francke,

      Obrigado pelo feedback, seus comentários têm muito conteúdo e está agregando bastante, você têm bastante conhecimento, continue acompanhando e participando, é muito importante.

      Abraços.

      Excluir
    2. IE,

      Seu trabalho é fundamental para deixar mais fácil e claro a adoção desse segmento de investimento.

      Tenho visto que muitas pessoas querem, aprender, mas não sabem por onde começar.

      Sua didatica é boa pois, não tem o "economês" de alguns blogs, isso acaba dificultando o aprendizado dessa galera que é nova nesse mundo adoravel de finanças!

      Como gosto muito de FIIs, tive que dar meu 'betelho', em alguns de seus posts.

      Em vários blogs, só vejo coisas não muito profundas sobre FIIs, e isso sempre me deixou "triste", seu blog tem um teor de diario, com um toque
      humano...

      Me simpatizei! =)

      Quando postar mais coisas sobre esse assunto, irei tentar adicionar mais informações com o objetivo de agregar.


      Continue esse trabalho.

      Comhecimento quando é compartilhado, gera mais conhecimento!

      Bom trabalho!

      Excluir
    3. Francke,

      Não tenho outra palavra para dizer que não seja "OBRIGADO", confesso que o tempo está ficando cada vez mais escasso para postagem, mas seu comentário me deu uma revigorada.

      Estou no início de um post sobre o BCRI11, eu sempre preferi fundos de tijolos, mas resolvi agregar alguns de papéis na minha carteira e vou divulgar a análise que fiz sobre ele.

      Abraços.

      Excluir
    4. IE,

      Ficarei no aguardo deste post, tenho algumas informações sobre esse tipo de FII..

      Não curto muito FIIs de lastros, mas de qualquer forma, fico no aguardo de seu post! :-)

      Excluir
  3. IE, continue com seus excelentes posts sobre FIIs. Estou aprendendo muito!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Goku,

      fico feliz em saber que estou ajudando, a ideia deste blog é justamente essa, compartilhar conhecimento, continue acompanhando, minha meta inicial era de 2 posts por semana.

      Caso tenha alguma dúvida específica, pode colocar aqui que se eu não souber, irei estudar e fazer um post para ajudar.

      Abraços.

      Excluir