terça-feira, 29 de novembro de 2016

Primeiro passo para a IF

Caros leitores,

Antes de mais nada, gostaria de expor minha ideia com relação a independência financeira, creio que não seja simplesmente ganhar rios de dinheiro, IF é basicamente ter uma renda passiva maior que sua despesa, Robert Kiyosaki diz isso em seu livro “Pai Rico Pai Pobre”, vale a pena a leitura.

Renda Passiva > Despesa = Independência financeira

Então qual o primeiro passo para a IF? Ao meu ver, é adequar o padrão de vida a realidade, é necessário ter consciência que não é porque o vizinho tem uma casa 2 vezes maior que a nossa que temos a obrigação de comprar uma no mínimo igual a dele, cada família deveria respeitar seu padrão de vida possível, porém isso não ocorre e o que mais se vê por aí são pessoas se endividando cada vez mais, tentando levar uma vida que não condiz com sua condição financeira atual, que não tem o hábito de poupar e que, consequentemente, acaba gastando mais do que ganha.

Gastos > Receita = Problemas financeiros

Mas como descobrir qual a condição financeira? Bem, há diversas formas, o mais comum hoje em dia é “planilhando” (na seção de planilhas deste blog irei colocar diversas que poderão ajudar) os gastos diários, após isso, com o que foi anotado, será possível verificar o que realmente é necessário e o que é supérfluo, não seria correto afirmar que todos deverão ter uma vida simplista e sem nenhum gasto supérfluo, o que deverá ser feito é adequar o gasto ao ganho, priorizando o que de fato é essencial.

Gastos < Receita = Primeiro passo dado

Primeiro passo realizado, o que fazer agora? A parte que considero mais complicada, principalmente para quem tem um gasto muito superior a receita e um alto descontrole financeiro era este, se já foi alcançado, agora é questão de estudo e paciência. Os juros compostos é o maior aliado para quem quer buscar a IF, eles irão auxiliar aumentando o montante investido gradativamente ao longo do tempo (daí a necessidade de paciência), mas tem lugares que os juros compostos “trabalham” mais e em outros “trabalham” menos (daí a necessidade de estudo), existem diversos tipos de investimentos, Renda Fixa, Renda Variável, Imóveis, Empreendedorismo, etc, há uma gama enorme de possibilidades e tem espaço para os diversos tipos de perfil de cada um.

Tempo + Paciência = Caminho certo

Então aonde investir? Não tem uma resposta certa para isso, deverá ser verificado o perfil do investidor, qual risco ele estará disposto a correr, quanto tempo ele estará disposto a deixar o dinheiro parado, enfim, diversas variáveis que torna impossível dizer uma fórmula geral para que seja seguida à risca e garanta o sucesso, portanto, é necessário estudar, é necessário se conhecer e é necessário uma dose de coragem, sei que acabou ficando bem abstrato e talvez a princípio não tenha feito muito sentido, mas peço que acompanhe o blog e sempre estude, muito em breve essas informações farão muito sentido e a caminhada irá de fato começar.

Bons investimentos!

2 comentários:

  1. IE,

    As suas ponderações são mais do que interessantes!

    Seja bem-vindo à blogosfera financeiro! És professor mesmo?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IL,

      obrigado pelo comentário, não sou professor por formação, mas desde o ensino fundamental dou aulas particulares, hoje sou engenheiro civil.

      Te adicionei no meu blogroll, seus post tem muito conhecimento para ser lido, parabéns.

      Abraços.

      Excluir